Primeiro dia de praia do ano




Hoje foi o meu primeiro dia de praia do ano. Não fui em bikini nem usei protector solar. Mas deu para matar saudades do mar. Junto das ondas até estava morno, mais acima o vento estava um pouco fresco. A praia durante o Inverno tem encanto igual para mim embora nem a frequente muito. Não há grande incentivo para que as pessoas a aproveitem na época baixa, penso que seria muito interessante pensar a sério nessa hipótese em termos turísticos. Quem não se demite desse prazer são os pescadores. Lá estavam com as suas canas. Também as crianças e os seus animais de estimação parecem encontrar ali o espaço perfeito para a brincadeira. Ao contrário daquilo de que sempre me queixo, encontrei a praia mais limpa do que me lembro em anos passados. Poucos objectos plásticos. Mas a areia estava repleta de conchas de mexilhão de todos os tamanhos e cascas de caranguejo. Parecia cascalho debaixo dos meus pés. À mistura havia também muitos ouriços do mar, alguns ainda com os seus picos agarrados e cheiro a peixe morto. É claro que tive de trazer uma porção deles comigo e também madeira que o mar afaga e amacia de forma especial. E seixos. Com algum tempo talvez mostre aqui o que faço com tudo isso que o mar enjeita. Uma coisa que gostava de encontrar era seaglass ou vidro da praia. Também lhe chamam lágrimas de sereia. Nunca encontrei esse tal vidro amaciado pela erosão do mar. Por muito que procure.Nem aqui nem no Algarve. É bom sinal, acho eu! Significa que os desperdícios de vidro estão cada vez menos a ser encaminhados para o mar. As praias do Sul de Espanha têm bastante e algumas nos Estados Unidos também. À medida que as pessoas tomaram consciência da crescente poluição marinha e foram adoptando comportamentos mais adequados, o valor do vidro do mar aumentou. Para fazer face à procura criou-se vidro do mar de forma artificial, muito mais em conta. É um dos meus materiais favoritos para bijutaria. 

Vejam um site sobre bijutaria feita com virdro do mar:

Mais informação:


Comentários