Grandes canções do cinema: The shadow of your smile



Eis um tema, The shadow of your smile, que se me tornou inesquecível desde que o ouvi a primeira vez no filme The Sandpiper. 

Esta fita de Minelli, data de 1965,as estrelas são o casal Burton, Elizabeth e Richard Burton. O filme é sobretudo premiado pela sua música. A canção The shadow of your smile ganhou um Óscar e a banda sonora um Grammy entre outros prémios. 

Ontem liguei a TV e no zapping muito reduzido pelos canais de que disponho apanhei o filme numa cena com Charles Manson que interpreta um escultor muito pouco convincente!Possivelmente controverso no seu tempo, hoje é difícil visioná-lo sem bocejar ante a provocação. Elizabeth Taylor é Laura, uma artista que desafia as normas estabelecidas. Mãe solteira,vive sozinha com o seu filho, a quem ensina em casa, junto à praia.Richard Burton,excelente no seu papel, é um reverendo com um cargo qualquer numa escola para rapazes e uma esposa loira(Eve Marie Saint).Orienta a sua vida estritamente pela moral e religião.Quando conhece a impetuosa beatnik sucumbe ao fruto proibido e depois seguem-se a culpa, a culpa, o remorso e a expiação.

O filme entretem-se entre a teologia e um triângulo amoroso e entretem-nos com paisagens bonitas da costa californiana. A esplêndida abertura do filme leva-nos numa curta viagem pelo mar e recorte da costa.Termina na areia, apresentando-nos Laura e o seu filho. São uns minutos de puro deleite visual e só tenho pena de nunca a ter visto no grande ecrã. Quando vi o filme há muitos anos não fiquei cativada e não fosse a música teria ido parar ao arquivo morto da minha cinefilia. Mas a música é perfeita.Ouçam e digam-me se não tenho razão.

Sadao Watanabe - Versão instrumental favorita aqui.
Sarah Vaughn - Canção, aqui.

Comentários

observatory disse…
:)

gostei sim.

bjº