A Coca-Cola Light diz que gosta de ti




Objectos pessoais e peças de roupa ou objectos decorativos em estado razoável de conservação que estejam fora de moda, ultrapassados, que já não se enquadrem na forma de estar na vida do consumidor podem ser trocados por latas de Coca-Cola Light em determinados pontos de venda. Os objectos entregues irão ser recriados e apresentados na Experimenta Design Lisboa 2009.É o projecto Gosta de ti, assim lhe chamou quem o baptizou.

Eu lembro-me de existir uma destas reproduções do quadro que está a ser usado na publicidade na parede da casa dos meus pais, em Braga. Menino chorão,  assim que eu lhe chamava, muito intrigada por meus pais, que me deram uma boa infância, terem na parede da sua casa a imagem de uma criança a chorar! Na realidade esse quadro sempre me causou um pouco de desconforto mesmo antes de o conseguir interpretar em termos estéticos. (Mas nada que se comparasse com um quadro, Il vaticinatore*, de Giorgio de Chirico. Este quadro assustou-me de tal forma em criança que nunca mais o esqueci. Está no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque e hoje eu gostava de vê-lo ao vivo. )
Penso que esta reprodução do Menino da Lágrima deva ser quase tão famosa como a da Última Ceia! Não sei nada sobre quem pintou o original nem como se tornou num êxito de vendas nos anos 80. Após anos na parede do corredor o quadrinho desapareceu da nossa casa e foi substituído por pinturas genuínas. Mas duvido muito que, se o tivesse, o trocasse por uma lata de Coca-Cola e ainda por cima light. Eu faço parte do grupo, penso eu, restrito, que não morre de amores pela bebida que começou por ser um remédio americano que continha cocaína e daí o seu nome. Actualmente é a cafeína que assegura o efeito estimulante,não se assustem. E, não, nunca estive de acordo com o Pessoa, estranhei e nunca entranhei o sabor da bebida que lançou também o Pai Natal como um velho de barbas brancas com tendências benfiquistas no vestir. E também repudio tudo o que tem rótulo light. Eu gosto de tudo bem heavy. Ou heavy ou nada.

Há coisas que fazem o Mundo menos bonito, escreveram eles, e eu até acho que a Coca-Cola Light é uma delas. Nada mais bonito que sumo de laranja acabado de fazer, beleza natural imbatível, sem corantes nem conservantes.Ou um copo de bom vinho. As latas estão lindinhas, verdade, mas não mais bonitas que alguns objectos completamente fora de moda que possuo e que, por estarem fora de moda, é que me são queridos. É uma campanha bastante original ainda que beba do espírito consumista da nossa bonita sociedade a sua feia razão de ser.


*A pintura de Chirico!

Comentários

Anónimo disse…
Gosto de tudo heavy!Ah!!:)
Anónimo disse…
VIVA O CAPITALISMO...