SUSAN BOYLE não ganha o Britain's Got Talent




11 contra 1 não parece nada favorável, mesmo tratando-se de Susan Boyle. Com tanta publicidade em torno da senhora até parecia certo que o desfecho do Britain's Got Talent lhe seria seguramente favorável.Todavia it ain't over till it's over, como eles dizem, e os 11 de Essex, o grupo de dança Diversity, ganharam tha money e vão actuar no Royal Albert Hall para a Rainha. A Susan calharam outros triunfos e a médio prazo se verá até onde a levará a sua voz portentosa e de que forma conseguirá beneficiar com toda esta fama instantânea nascida em parte de um preconceito estúpido relacionado com a sua aparência.

Quem ganhou em primeiro lugar com Boyle foi este show televisivo de um dia para o outro tornado ainda mais popular do que já era. Há muito que me enviavam links para clips de actuações neste concurso de talentos mas eu nunca lhes prestei muita atenção. Até ela aparecer e fazer Simon Cowell engolir a sua habitual má educação. Eu até sabia que ontem era a final deste programa tutti-frutti!Considero que pedir a um juri e ao público que escolha entre tanta variedade - performances, dança, canção,etc - é apenas um formato possível e quanto a mim impossível de concurso. Como é que podemos dizer que os Diversity são melhores que Susan Boyle e que ambos são melhores que os outros que se classificaram abaixo deles? É uma comparação muito pouco razoável. Adorei a criatividade da dança dos 11 rapazes mas também gostei da voz da senhora. Não consigo escolher entre uns e outros!Ir à TV parece já não ser prémio suficiente.

Desde há muito que toda a gente espera ganhar alguma coisa com a sua exposição mediática.E pensando que estes programas se fazem à custa dos concorrentes quantas vezes enxovalhados pelos jurados e até expostos além daquilo que é razoável esperar, está certo. Mas essa retribuição passa agora sempre pela selecção/competição que abre o caminho ao prémio. Logo há que eleger o melhor entre os melhores,o vencedor. O que está a suceder é que o nome de Susan Boyle continua a ser a referência: não lemos por aí que os Diversity venceram o concurso, lemos que os Diversity derrotaram Susan Boyle; ou então que Susan Boyle perdeu para os Diversity. Ou seja, a senhora escocesa continua a ser a âncora da informação sobre o concurso de talentos britânico. Como o que importa é que falem de nós, nem que digam mal, ela continua a vencer.

Video dos Diversity


Comentários

spring disse…
Gostamos decididamente de escutar a Susan Boyle:)
Beijinhos
Paula e Rui Lima