A política é um circo: o cartaz do Pinócrates


PINÓCRATES SINÓQUIO

Está a dar que falar este cartaz da JSD que teve estreia nacional na Amadora,creio. Infelizmente, para a maioria dos desempregados, o falatório empolado que brota já das gargantas dos socialistas de poleiro com as tradicionais exigências de "esclarecimentos" não se traduzirá em qualquer outra coisa proveitosa, será apenas e só mero falatório a somar ao já ruidoso burburinho político actual. Mais uma vez os defensores do Primeiro falam em ataques pessoais ao sr. ministro. É pena que na época do Mp3 o velhinho dito "vira o disco e toca o mesmo" se arrisque a ser incompreensível para uma vasta maioria. É que não ouvimos outra coisa senão esta música. 

Quem anda à chuva molha-se, é apenas isso, mais nada. A expressão (ainda) é livre e as palavras e as imagens são apenas instrumentos de um mesmo discurso em formato diferente. Se extinguirmos a ironia visual (ou escrita) ficaremos reduzidos ao sentido literal da mensagem, muito menos ambíguo mas as mais das vezes mais seco e duro,sem margem para qualquer vontade de rir. Deve ser isso que agora também se quer exigir ao discurso político, que não nos faça rir. Mas no ano europeu da criatividade e da inovação a tónica desejada é a inversa, anda no ar a ideia de que há que ser criativo doa a quem doer, e aqui está uma prova. Só que em tempo de miséria social mais vale rir,todavia nos dias presentes até o riso deixou de ser o melhor remédio, é apenas o paliativo que nos resta. Teria sido bem mais agressivo colocar em letras garrafais que as promessas ficaram por cumprir, é isso que eu penso, esta gente está morta para o sentido de humor! 

Por isso, socialistas, se querem mesmo que levemos as coisas a sério, sem ironias, comecem a governar com rigor e deixem-se desses acessos de urticária sentimental pelo Primeiro, o Dia dos Namorados é só a 14 e o homem sabe bem defender-se sozinho. Pois que só amparados pela ironia é que conseguimos ir aguentado tropeçar a cada dia nas surpreendentes acrobacias políticas dos nossos pinóquios e relatos mirabolantes dos orgãos de comunicação social e postagens patéticas de blogues, como este que escrevi, em suma: a ironia ainda é a droga mais leve que existe para anestesiar a malta que anda por aí de mãos na cabeça e bolsos vazios. Por isso, senhores ministeriáveis, - Santos Silva em especial- parem de chatear e percebam de uma vez por todas que foi para isto que se fez o 25 de Abril. (Aproveito para dizer que esta postagem não pretende nem aprovar nem desaprovar uma qualquer campanha da JSD, e que não tenho quaisquer pretensões a ser comentadora de politiquices. Aliás,aguardo que a JSD comece a todo o momento a emitir comentários desajeitados sobre o que fez.A política é um circo, não, a política é O circo.)


P.S.Porra,que não se aguenta!

Comentários

Rei da Lã disse…
Isso não será uma tentativa sua para concorrer ao município da Figueira pelo PSD?

:D
Mmm...quem sabe?!!
Olha, não será por isso que o meu blogue tem fundo laranja?!!Tenho de refletir nisso!!!!!....Com urgência!!
Rei da Lã disse…
Eheheheh!

Fiz-te ver a luz?