GATTACA versus THE ISLAND: este blog não é sobre cinema, mas até parece!



Gattaca: no século XXI a genética é usada para aperfeiçoamento da espécie humana. A ciência comanda o destino de cada indivíduo acabando por gerar uma nova categoria de preconceito: a invalidade genética. Apenas os mais perfeitos podem aspirar a bons lugares profissionais e oportunidades de realização pessoal.Mas Vincent que foi gerado sem recurso à engenharia genética não desiste do seu sonho apesar de limitado geneticamente: ser astronauta.

Realizado em 1997 por Andrew Niccol, com interpretações de Ethan Hawke, Uma Thurman e Jude Law, muito, muito jovens.Cenografia nomeada para o Óscar e música de Michael Niman conferem ao filme uma atmosfera excepcional. Mal recebido pelo público e mornamente pela crítica aquando da sua estreia, muitas vezes esquecido quando se recapitula o género, este filme é um dos meus favoritos no domínio da ficção científica.Talvez a única fita onde gosto de ver Ethan Hawke, a minha antipatia pelo sujeito já vem do tempo dos Poetas Mortos, e continuou com aquela dupla de filmes amorosos, Antes do Sol nascer e Depois de o sol nascer!


The island: filme de 2005, realizado por Michael Bay.Com Scarlett Johanson e Ewan McGregor. No século XXI a população vive ao abrigo do mundo contaminado numa estrutura blindada,seguindo padrões rigorosos de conduta. O seu sonho é ganharem na lotaria um lugar na ilha, único espaço puro ainda existente no planeta. Mas tudo não passa de uma mentira: eles são meros clones, o seu destino é morrer quando os seus proprietários abastados necessitarem de orgãos substituidos. Quando Lincoln Six Echo descobre a verdade a fuga é a única saída...

Mas que desperdício! Podia ser outro grande filme de Sci-Fi mas a dado momento as pontas soltas acumulam-se,pior, transforma-se numa demonstração desenfreada de stunts e lugares comuns.Mais uma vez a engenharia genética e questões muito fundamentais e actuais, mas depois segue-se o puro kaboom!!!Passou ontem na televisão e por isso me lembrei de Gattaca.

Ewan McGregor, aqui sem as vestes Jedi mas com look à Captain Kirk, não canta, como em Moulin Rouge, mas fala escocês e contracena consigo mesmo, absolutamente perfeito no papel - o tipo é um bom actor. E reparei há tempos que fica extraordinariamente bem nos anúncios de perfume:isto há prémios que só a idade dá. Ainda se lembram de quando ele era apenas o Renton e mergulhava para dentro de uma sanita?!!
Quais os seus filmes de ficção científica favoritos? 
Eis alguns: War of the Worlds-Contact- Flash Gordon-Starman - Star Wars: The Empire Strikes Back- The Matrix-Blade Runner-Serenity-Star Wars-2001: A Space Odyssey -Terminator 2: Judgment Day-Alien-Aliens-Back to the Future -The Fifth Element- The Terminator-Star Wars: Return of the Jedi-X-files- Fight The Future-Children of Men-Signs –Total recall-The man who fell to earth-The abyss- Jurassic park- Robocop-Close Encounters of the Third Kind-The Day the Earth Stood Still-Independence Day-Dark City-Brazil-X-Men-E.T. the Extra-Terrestrial-Planet of the Apes-The Thing-Stargate-Gattaca-The island-Metropolis-Mad Max- AI: Artificial Intelligence-Donny Darko- 12 Monkeys-The fly-Men in black-Minority Report-Solaris-Batman-Hell Boy

Comentários

Capitão Merda disse…
Andas a ver muitos filmes!
Um trolha não diria melhor...
;)
Ogre disse…
Filmes?
Quem sabe se não se arranja outro tipo de registo...
Unknown disse…
O primeiro filme que pensei como preferido foi Blade Runner...bom final de semana!
Hi! thanks for your comment on my blog...I am portuguese also (half portuguese) My family is in Faro...I go there every summer...(sorry I can't write very well in Portuguese)
Anónimo disse…
o que eu estava procurando, obrigado