Cinema asiático: Choe Min Sik e a cena do polvo (do filme Oldboy)











Em primeiro lugar fica o aviso de que não devem julgar o filme Oldboy apenas pela cena do polvo. Podem ficar com a noção errada de que o filme é repugnante, idiota, uma nulidade! E estarão errados. 

Ontem à noite a televisão passou Embriagado de mulheres e de pintura.O mesmo actor que devora o polvo vivo é o protagonista do filme realizado por Im Kwon-taek. A cena do polvo fez com que nunca mais me esquecesse dele! É um excelente actor da Coreia. Neste filme ele é um pintor coreano,Jang Seung-eop,um homem que vive para a pintura,para a bebida e para as mulheres... Confesso que a minha cinefilia anda completamente amarfanhada e maltratada. Se quisesse actualizar-me em relação aos títulos mais recentes não faria mais nada durante 24 horas e durante meses.O último filme que vi foi o Sweeney Todd do Tim Burton. Também ando com uma atípica vontade de ver tudo o que seja macacada, tipo Homem de Ferro ou Hell Boy. Na verdade eu sempre vi adaptações de BD ao cinema, gostasse ou não depois do resultado. Mas ultimamente é só isso que me apetece ver!!,fantasia, monstros e criaturas pegajosas, efeitos especiais, wow!!, nem pensar em coisas sérias, históricas, dramalhões, paixões assolapadas, épicos, sagas, não, nada disso, nem sequer experiências curiosas, aqueles filmes que são pequenos passos em frente na arte de contar histórias por imagens, nem filmes inteligentes, nada.Todavia algo resiste ainda no meio deste meu aparvalhamento cinéfilo próprio de silly season cinematográfica:a minha já longa e paciente paixão pelo cinema asiático.E assim que soube que iam passar Chwihwaseon é claro que me aprontei para a noitada.

Como também não ando nada inspirada para a escrita, aliás, nem inspirada nem sequer com vontade de me inspirar, caso tenham ficado curiosos, aqui fica um bom link para boa e sucinta informação. As fotografias e cartazes são do filme Embriagado...Espero que fiquem bastante enojados com a cena do polvo, acho que é a única reacção possível.Se alguém assistir a esta cena impassível é porque tem muito estômago!

Comentários