Ratos invadem o oásis da Figueira da Foz



A poucas semanas da abertura oficial da época balnear, mas já com a praia a encher-se de pessoas, eis que vou buscar o correio do dia e, como sempre, o Diário de Coimbra, e, fico chocada. Atentem na notícia que consegue fazer a proeza de ser cabeçalho destacado a azul deste jornal: rataria à solta na praia da Figueira da Foz. Como é que é isto possível? Como é possível não tomarem medidas e deixarem que algo previsível se torne realidade e notícia?!!Pragas de ratos ou insectos eram um cenário previsível para todos os que já se tivessem aproximado daquele charco infecto algumas vezes, charco onde em pleno Verão já vi crianças a chapinhar, sem a atenção de qualquer adulto, no meio da pestilência. Depois acontecem os acidentes e depois as pessoas deitam todas as mãos à cabeça e começam a pensar se não teria havido forma de prevenir. Que lindo cartaz turístico para a cidade da Figueira da Foz: um charco imundo, meia dúzia de palmeiras atrofiadas, plantas rasteiras, quatro dezenas de patos e agora uma população de roedores  de dente afiado a dar caça aos patos. Removeram cisnes e patos do jardim municipal porque eram uma grande porcaria, atraíam pessoas e crianças que lhes davam pão e tal, era muito impróprio para os figueirenses e para quem nos visitava, coisa muito terceiromundista, e, além disso esvaziar o lago e limpar devia ser uma canseira, os custos de manutenção nem se fala. Isto é mais decente, sem dúvida: a Natureza ao natural. Agora, se for à praia por ali, além do protector solar é melhor levar raticida,ratoeiras para colocar em redor da toalha, e além disso um cacete, não vá mesmo assim algum roedor atrever-se a um encontro de 3º grau consigo!

Comentários

Muito eficiente seu novo parceiro!
Genial!!!
Um abraço.
Capitão-Mor disse…
Acho íncrivel as autoridades nacionais não cuidarem de forma eficiente, as praias e vários pontos turísticos que são fulcrais para o sector do turismo que atrai receitas elevadas.

O Merlin é fantástico!!!!

Bom fim de semana
zé lérias (?) disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
zé lérias (?) disse…
Como a "original" e alucinada ideia do Santana em criar o "oásis" tinha por fim chamar mais turistas à Figueira, o Duarte Silva, para não lhe ficar atrás (e com o mesmo propósito), resolveu enriquecer o local criando as condições indispensáveis para a criação de ratos.
Espero que na inauguração da época balnear, se reforce a publicidade sobre a nova iniciativa laranja.
Sugiro que a promoção ao turismo da Figueira da Foz (tal como Paris faz com a Disneylândia) inclua, em destaque:
"Venha visitar a Ratolândia. A Figueira espera por si."
Bom fim-de-semana.

Em Tempo: - A Madeleine pode ter sido levada para a Grécia?
Então cabe à Blogosfera "bombardear" os nossos amigos gregos. Vou também tentar.
Jorge P. Guedes disse…
Ah!

Finalmente entendi porque embirras com o meu ratinho!

um abraço
Rubi disse…
Vi o seu apelo no Capitão-mor e votei na bruxa ;)
Quarenta disse…
Ainda alguém se há-de lembrar de dizer que é obra da oposição...
N@nc! disse…
realmente horrivel os ratos:(:( sempre detestei
ALeite disse…
É o país que temos!