Recebi de presente O castelo andante, de Hayao Miyazaki

Ainda movida pelo espírito da quadra não podia deixar de escrever duas linhas sobre uma prenda que recebi do meu cunhado: o DVD O Castelo Andante (Hauru no ugoku shiro / Howl`s Moving Castle) de Hayao Miyazaki, autor de Conan, o Rapaz do Futuro, uma das séries de desenhos animados que mais gostava quando era criança. Fábula sobre a redenção pelo amor e o crescimento individual, o filme possui ainda uma clara nota anti-bélica. A obra é adaptada do romance homónimo de Diana Wynne Jones. Como é que posso não ser materialista perante o apelo consumista de coisinhas boas como esta?! Hayao Miyazaki é considerado um mestre da animação nipónica. Todos recorrem já ao poder da animação digital mas ele continua fiel à animação tradicional, dir-se-ia o último artesão da animação. A animação é para os japoneses uma forma de arte suprema e válida para todas as idades. Eu compreendo isso perfeitamente pois sempre me senti à vontade com o facto de ir ao cinema ver filmes de animação e só não vou mais porque o circuito comercial não aposta nesse segmento: aparecem por altura do Natal e depois desaparecem, ficando restritos a manhãs infantis, onde se faz reposição de títulos habituais e conhecidos. Mas essa não é a regra e sempre tive dificuldade em arranjar companhia para ver “filmes para crianças”. Lastimável que também na TV não exista um programa que aborde a divulgação da animação de um modo global, toda a animação, não apenas a japonesa ou a americana. É um mundo absolutamente cativante. Quando comecei a ver animação japonesa o que mais me intrigou foi o relevo dado ao sobrenatural, físico e espiritual, o simbolismo, a presença da magia e criaturas fantásticas ou a presença de heroínas femininas capazes de salvar o Mundo. Ghost in the shell, tema de ficção científica, foi o filme responsável pela abertura do Ocidente à animação japonesa tornando-se um dos mais conhecidos manga. Mas a produção é vasta, existe animação para todos os gostos. Mais complexa do que a animação ocidental em termos de profundidade e construção de personagens, mais paciente com as dimensões de espaço e tempo, talvez menos humorada, mas igualmente arrebatadora, vale a pena dar uma espreitadela quando tiverem paciência e quiserem conhecer um universo completamente alternativo ao do Bambi e amiguinhos.

Comentários

carrie disse…
e se o filme é lindo!!!!!!!!!! :)
q bela prenda!!!
zé lérias (?) disse…
É sempre um prazer voltar aqui.
Hoje, a 2 dias do fim do ano, "boto" fala:

Votos sinceros para que, em 2007, haja, no seu "latifúndio", "SOL NA EIRA E CHUVA NO NABAL"
Um abraço
Lauro António disse…
Caros bloguers de cinema (e afins):
BOM ANO DE 2007, CHEIO DE COISAS BOAS.
Aproxima-se a data das grandes definições quanto ao 1º Encontro Nacional de Blogues de Cinema (e afins), e às iniciativas que a ele estão ligadas. Como já informei, há dias, houve uma alteração nas datas do Famafest 2007 (definitivamente entre 16 e 24 de Março), o que leva a que o Encontro se realize entre 16 e 18. De resto, para mais informações, agradecia uma visita ao meu blogue, onde estão todas as informações:
http://lauroantonioapresenta.blogspot.com/2006/12/encontro-de-blogues-de-cinema-ltimas.html
Últimas votações para Work Shop e Melhores Blogues. Confirma a participação no Encontro. Vota os 10 Melhores Filmes de 2006.
Um abraço
LA